Webfolio 1- Espaço Cultural BNDES - "Exposição Morro da Favela a Providência de Canudos" - Fotógrafo Maurício Hora
Sobre o Espaço: O Espaço Cultural BNDES existe há mais de 30 anos. Desde 1985, o BNDES fomenta a produção artística nacional e tenta por meio das suas atrações culturais gratuitas, fornecidas dentro do seu espaço, democratizar o acesso à cultura.
Inclusive tendo dentro do seu espaço o Teatro Arino Ramos Ferreira, local de grandes apresentações musicais.
Localização: Avenida República do Chile, 100 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20031-170
Como chegar:
Metrô: Descer na estação Carioca do Metro, saída Rua Chile.
Ônibus: 401, 413, 367, 389, 226, 498,entre outras linhas
Trem: Descer na estação Central + uma caminhada de 20 minutos. Outra opção é pegar o metrô na Estação Central e descer na Carioca.
Horário de Funcionamento: Somente durante a semana de 10hs as 19hs.
** Nas quartas e quintas-feiras o espaço cultural funciona até mais tarde com a prévia reserva de ingressos para as apresentações: Quartas Instrumentais e Quintas no BNDES.
Exposição Morro da Favela a Providência de Canudos
Ficha Técnica
Fotógrafo: Maurício Hora.
Curadora: Bruna Azevêdo.
Pesquisa:
Historiador: Luiz Carlos Torres
Antropóloga: Flavia Carolina da Costa
Geógrafa: Julia Santos Cossermelli de Andrade
Produção: Favelarte
Realização: BNDES
Proposta da exposição: Retratar a vida dos dois locais: Canudos e Providência atualmente. Construindo a identidade social desses dois povos a partir dessa semelhança histórica.
Visitações:
Duração: 24 de maio a 14 de julho de 2017.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta - 10 ás 19h.
** Exceto feriados.
Ingressos: Entrada Franca.
Minha perspectiva: A escolha do momento para a exibição da exposição não poderia ser melhor, pois esse ano completa 120 anos da ocupação original da Providência. Foi muito interessante ver o trabalho e a conexão que o fotógrafo fez com as duas regiões que apesar de tão diferentes são também tão parecidas. As fotos foram muito bem distribuídas e o espaço era bem receptivo, destaque a criação de um "barraco" e de uma casa tradicional de Canudos no espaço.
Quanto ao conteúdo ele está bem explicativo e profundo, a maioria dos quadros tinham tradução em inglês, o que é um ponto extremamente positivo.
Mais um elogio a exposição é que apesar da parte escrita ajudar no entendimento as fotos por si só já contam a história pré-disposta.
Os lados negativos são mais a respeito da acessibilidade...
Acessibilidade:
Pontos Positivos:
* Escada rolante;
* Banheiros adaptados
* Elevador do prédio principal disponibilizado para uso dos deficientes físicos e através de um corredor de acesso eles seriam capaz de acessar a galeria.
Pontos Negativos:
* O grande porém é que durante a nossa visita este corredor estava em obra tornando-a a acessibilidade de um cadeirante impossível;
* Não havia também no local piso tátil para deficientes visuais;
* Nem transcrição em braile para deficientes visuais;
Conclusão: Apesar de o espaço ter aspectos positivos em relação a acessibilidade ainda precisa melhorar muito, pois o que ele propõe até agora não é acessível para pessoas com diversos tipos de deficiência.
Segurança:
* Extintores por todas as partes;
* Mangueira para incêndio;
* Alguns seguranças no recinto.
Conclusão: Em relação a segurança o espaço se saiu melhor do que no quesito acessibilidade, nada a dizer sobre essa categoria. O espaço a meu ver está seguindo todas as regras de segurança existentes.
Meio Ambiente:
* Lixeiras adequadas para reciclagem;
Comentários
Postar um comentário