Webfolio 2 - Teatro Municipal Raul Cartez - 26/06 - "Voyage dans les mémories de la danse CIART "- Primeira Bailarina Theatro Municipal Rio de Janeiro

Sobre o Espaço: O teatro pertence ao Centro Cultural Oscar Niemeyer, projetado por Niemeyer, o centro é formado pelo Teatro Municipal Raul Cortez e pela Biblioteca Pública Municipal Leonel de Moura Brizola.

LocalizaçãoPraça do Pacificador, S/N - Vila Meriti, Duque de Caxias - RJ, 25020-060.

Como chegar: 

Ônibus: 453t, 560L, 561L,562L, 563L

Trem: Ramal Saracuruna

Horário de Funcionamentode 09hs as 17hs e consultar a página do facebook para horário dos espetáculos: https://www.facebook.com/teatromraulcortez/


Peça:Voyage dans les mémories de la danse CIART- Primeira Bailarina Theatro Municipal Rio de Janeiro




Ficha Técnica:

Realização: Secretaria Municipal de Caxias e CIART - Projeto Dança Criativa de Duque de Caxias.

Objetivo Projeto: Estimular, incentivar e dar ao máximo de crianças possível a possibilidade de aprender a dançar;

Objetivo Peça: Divulgar para outras crianças e pessoas o trabalho do projeto e estimular as crianças e adolescentes já no projeto; era também a despedida da Companhia a Primeira Bailarina do Theatro Municipal: Márcia Jaqueline, que estava de partida para Europa. 

Minha perspectiva: Apesar da iniciativa ser louvável a apresentação em si deixou a desejar. A apresentação em si durou por volta de trinta minutos, sendo somente os último cinco minutos dançados pela Primeira Bailarina do Municipal, que por sinal teve por uma performance magnífica, mas as outras crianças mesmo as mais velhas não pareciam realmente conhecer as técnicas do Ballet. 

Um ponto que me chamou a atenção foi a acústica do Teatro que era ruim e atrapalhava que a voz de uma das atrizes se destacasse durante a peça. O tamanho do palco e o número de crianças também atrapalhou a performance das crianças.


Um aspecto que me deixou impressionada é que o teatro estava lotado, cheio de escolas de Caxias e outras pessoas, que agora graças a essa apresentação conhecem o projeto. Dessa maneira, acredito que os objetivos dos realizadores tenham sido alcançados. O público recebeu bem a peça e por isso as jovens bailarinas e a Primeira Bailarina do Theatro Municipal dançaram novamente.  

Sobre a lotação apesar de ter interpretado como um ponto positivo também é ruim, porque além de lotado o local estava super lotado. Muitas pessoas, eu e mais algumas alunas mesmo, sentamos no chão por faltas de lugares. Houve atraso também no início da apresentação de quase uma hora e como a performance é curta, não mais que meia hora, pode-se dizer que foi um pouco decepcionante. 

Detalhes 

Data: 26 de junho de 2017

Ingressos: Entrada Franca.

Acessibilidade

Pontos Positivos

* Adequação da altura do mobiliário; 

* Espaços reservados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; 

* Rampas de acesso, internas e externas;

* Banheiros Adaptados; 

* Acesso e giro para cadeiras de roda;

Pontos Negativos

* Não havia intérprete de libras no local;

* As placas também não tinham sua versão em braile;

* Não existia piso tátil para deficientes visuais;

Conclusão: Apesar do Teatro Raul Cortez ter aspectos positivos em relação a acessibilidade ainda tem muito a melhorar, pois o que é proposto até agora não é realmente acessível para todas as pessoas.

Segurança:

Saídas de Emergência;


* Luzes de emergência (Platéia e bastidores)



* Sinalização em todos os lugares



* Extintores 


Conclusão: Em relação a segurança o espaço se saiu bem, apesar de que senti falta da presença de seguranças dentro do estabelecimento e também do bom senso da parte dos administradores do Teatro que permitiram que a casa super lotasse. 

Meio Ambiente

No prédio não parecia existir essa preocupação, todas as lixeiras eram comuns e as luzes dos corredores ficavam acesas constantemente. A partir disso é fácil deduzir que são questões a serem melhoradas pelo Teatro.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Webfolio 1- Espaço Cultural BNDES - "Exposição Morro da Favela a Providência de Canudos" - Fotógrafo Maurício Hora